GENERAL CHOI HONG-HI

General Choi

- Nasceu no Norte da Coreia, no dia 09 de Novembro de 1918, ano em que a Coreia sofria com o domínio do Japão, a guerra e a fome assolava o país. Nasceu franzino e pequeno, o alimento era escasso e raramente uma criança naquela época conseguia sobreviver até os dois anos de idade, fato vivido em sua família, onde sua mãe deu a luz a oito bebês e somente três sobreviveram, Choi, seu irmão e uma irmã.
- Em sua juventude, viveu em uma pequena casa no vilarejo de Yongwon, período em que a Coreia estava ainda sob o domínio do Japão.
- No ano de 1938, foi para o Japão com o intuito de finalizar seus estudos na cidade de Kyoto, onde iniciou seus treinos de Karatê Shotokan, pois com apenas 1,52m de estatura e sofrendo com a guerra e os abusos dos Japoneses, o único contato com luta foi em sua infância através do T’aekkyon. Iniciou então seus estudos marciais e foi lá inclusive que o quinto princípio do Taekwon-Do surgiu, Espírito Indomável, tendo como referência os Kamikases da segunda grande guerra, onde tiravam a própria vida para defender sua pátria.
- Aprendeu a calejar e fortalecer os punhos através de incansáveis treinos socando postes de madeira e sacos de areia, hábito ao qual fez parte de seus treinos durante a vida toda, onde mais tarde também incorporou nos treinamentos do Taekwon-DO.
- Após quatro anos, termina o ensino médio e retorna para Coreia, era o ano de 1942, o mundo estava em colapso devido a Segunda guerra mundial e em 1943 foi obrigado a se alistar e servir ao exército Japonês, formou um grupo rebelde com o intuito de escapar da unidade japonesa, o que lhe levou a prisão militar.
- Em 1945, na prisão, presenciou o horror da opressão e jurou lutar contra ela se conseguisse sobreviver, definitivamente faria sua nação mais forte, porém ainda teria que encarar sua pena de morte por traição.
- Após nove meses de cárcere, ouviu os auto falantes gritarem que a guerra havia terminado, agora a Coreia estava livre assim como Choi, após cinquenta anos sob o domínio do Japão e passar pela segunda guerra mundial, seu pais estava devastado e em colapso.
- Ao chegar em casa, para surpresa de Choi, o pior estava por vir, o comunismo pairava sobre a Coreia, inclusive sobre seu vilarejo, trinta minutos foi o tempo que levou para que dois coronéis americanos decidissem de forma arbitraria que o paralelo 38, dividiria a Coreia em duas partes, Coreia do Norte e Coreia do Sul, o que gerou o maior confronto vivido entre eles, a divisão do seu país por duas frentes extremas, comunista e Nacionalista, iniciou a maior guerra interna com um número incalculável de mortes, após sessar fogo, as duas Coreias vivem separadas e em pé de guerra ate os dias atuais.
- Durante esse período de mais de setenta anos de luta, os artistas marciais da Coreia desenvolveram e criaram inúmeras escolas (Kwans) e estilos antes do Tae kwon DO, dentre elas o Tang Soo Do, Hapkido, Kong Soo Do, onde futuramente seus instrutores se tornariam os pioneiros de todos os estilos de Tae Kwon DO.
- Em 1946, agora Choi como segundo tenente, começou a se envergonhar de ensinar Karatê Japonês para os soldados coreanos, foi então que iniciou seus estudos para aperfeiçoar e criar um estilo marcial próprio com características e raízes coreanas.
- Em 1952, aos trinta e três anos, Choi já era um general de duas estrelas, ele havia sobrevivido a guerra, mas seu pai, seu oficial comandante e o seu professor de caligrafia haviam morrido.
- Durante sua liderança na guerra da Coreia, ensinou artes marciais para seus homens, o que lhes manteve fortes. Após a guerra, agora vendo a necessidade de abrir novas frentes, busca um líder marcial que possa dedicar de forma integral seu tempo para seus soldados, em 1952, Nam Tae-hi, proficiente em Tang Soo Do (Karatê Coreano) assume o posto.
- Em 1952, o General Choi, liderava 100.000 homens em Cheju e criou a 29ª Divisão que viria a treinar milhares de artistas marciais, eles treinavam oito horas por dia sob o comando do capitão Nan.
- Em 1953, os coreanos já eram reconhecidos pelas forças armadas e respeitados mundialmente.
- Em 1954, Choi e Nan, confiantes com seus cinquenta arte-marcialistas de elite, resolvem fazer uma demonstração para o presidente sul-coreano, Syngman Rhee, com intuito de apresentar seus soldados. Após a apresentação, o presidente fica espantado com o que viu perguntando o nome da arte, agora a luta era para consolidar o nome Taekwon-DO. O General Choi recebe carta branca para instruir mais de 600.000 soldados, todos os novos recrutas tinham que obrigatoriamente aprender suas técnicas.
- Em 1955, o General Choi, reúne importantes mestres, figuras políticas e militares em um local chamado Kisaeng, o intuito é consolidar o nome Tae Kwon-DO. Após horas de conversas tentando mostrar a ligação da origem do nome com as tradições e história da Coreia, retorna os treinamentos e seus soldados utilizam o nome Tae Kwon Do como imposto pelo General, se consolidava a nova arte marcial.
- General Choi, inicia então uma luta que durou sua vida toda para difundir e propagar o Tae Kwon DO no mundo todo, fundou a International Taekwon-Do Federation, escreveu e publicou inúmeros livros ao qual resultou em uma enciclopédia conhecida por todos os praticantes da arte, passou por inúmeras dificuldades politicas, militares, pessoais, inclusive com exílio por parte da Coreia do Sul. - Choi Hong-hi, morreu de câncer no dia 15 de junho de 2002 na Coreia do Norte.