História do Taekwondo
Aproximadamente há 1.300 anos atrás (durante o sexto século D.C.) a península da Coréia era dividida em três reinos: Silla, Koguryo e Baek Je. Silla, o menor dos reinos, era constantemente invadida e importunada por estes outros dois mais poderosos vizinhos, do norte e do oeste. Durante o reinado de CHING HEUNG, 24º - Rei de Silla, a jovem classe de aristocratas e guerreiros, formaram uma elite de corpo oficial chamada HWA RANG-DO. Este grupo guerreiro (adicionado ao treino de lança, espada, arco e flecha, gancho) também treinava a eles próprios, praticando uma disciplina mental e física, e várias formas de lutas, com as mãos e com os pés. Para endurecer seus corpos, eles subiam grandes montanhas, nadavam em rios turbulentos nos meses frios, e se dirigiam impiedosamente, preparando-se para a tarefa de defender sua nação. Para se guiarem e dar resultado as suas dignidades, eles incorporaram cinco pontos do código de conduta fixados pelo grande e sábio budista de sua terra, WON KANG.
⦁ Ser leal para o Rei;
⦁ Ser obediente aos seus pais;
⦁ Ser honrável aos amigos;
⦁ Nunca se retirar em uma batalha;
⦁ Matar somente com justiça;
O HWA RANG-DO (grupo de guerreiros) passou a ser reconhecido na península pela sua coragem e habilidade nas batalhas, adquirindo respeito pelos seus piores inimigos. A sua resistência é derivada do seu respeito ao seu código, os capacitando para atingir feitos de valor, tornando-os legendários. Alguns desses bravos jovens guerreiros morreram nos campos de batalhas no limiar de sua juventude – assim como jovens de quatorze ou quinze anos de idade. Através de seus feitos, eles inspiravam o povo de Silla a levantarem-se e a unir-se. Pelas suas vitórias em Silla, a península uniu-se pela primeira vez na história. Existem mais evidências históricas para documentar a existência da forma de lutar com as mais e os pés durante este período, em Silla e Koguryo. Algumas das posturas assemelham-se às técnicas de TAEK KYON e JIU JITSU. Durante o período do HWA RANG-DO, a original e primitiva arte de luta com mãos era chamada SOO BAK, que era popular entre o povo de Koguryo. As pessoas tinham uma elevada atenção ao SOO BAK. Durante o festival DAN-O (no dia cinco de maio do calendário lunar), competições de SOO BAK eram tidas junto com os jogos de luta da Coreia, cabo de guerra, TAEK KYON, competição de salto e JEKI-CHAGI.
Os guerreiros de HWA RANG-DO apareceram adicionando uma nova dimensão a sua arte nacional de combate com as pernas e mãos, engendrando uma arte combativa e inspirado nos princípios do HWA RANG-DO. A nova concepção mental e física e a elevada luta com os pés para uma arte, tornaram-se SOO BAK-GI. O famoso historiador coreano, Dr. JANJA SHIN CHAE HO, nos seus escritos sobre o antepassado Chosun, descreveu competições de habilidade e força. O ganhador recebia o título de SOO-BI. Acima de tudo era necessário para ser julgado, pré-requisitos de guerreiros, e os vencedores eram estimados por todos". Dr. Janje mais adiante declarou que a arte do SOO BAK foi eventualmente introduzida na China como KWON BUP e como uma forma de JIU JITSU no Japão. Enquanto perseguia os documentos relativos à história das artes marciais na Coréia, foi interessante descobrir que o terceiro Rei da Dinastia YI (1401 a 1408) havia recrutado mestres em Taek Kyon, Sirum (luta coreana), lançador de pedras, arqueiros e SOO BAK-GI para ajudar no seu forte exército. Mais documentos históricos aparecem para indicar que algumas destas formas de abrir a mão lutando podem eventualmente ter sido exportadas para o Japão e formado a base para o JIU JITSU e KARATÊ japonês. O HWA RANG-DO pode ter sido o precursor dos Samurais Japoneses. No seu livro "Isto é Karatê", Masutatsu Oyama, uma autoridade do Karatê no Japão, menciona que etimologicamente KARA refere-se ao reino KARAK, localizado na extremidade sul da península da Coreia, onde o seu tipo de abrir a mão lutando pode ter sido levado para o Japão pelos ancestrais do povo japonês.TEAK KION NA COREA
Um outro estudo interessante, Dr. AN JA SAN tem feito nos seus livros sobre a antiga Coreia. "CHOSUN MOO SA YONGOON JUN", a biografia dos guerreiros coreanos, que a escola YOO SUL (que pode agora ser considerada Jiu Jitsu) era conhecida pelo nome de SOO BAK-GI ou TAEK KYON.
Anualmente, durante o mês de maio, o rei de Chosun detinha esta forma de luta de combate desarmado no pavilhão KAK CHON na montanha MA AM. O ganhador desta competição era premiado com o prestigiado posto de governador. O rei também fazia a competição obrigatoriamente a todos os soldados. Três ganhadores desta competição anual - LEE YI MIN, JANG JOONG BOO e SA KYANG SUNG - eventualmente tornaram-se Generais durante a dinastia de Koryo.
Representa que o rei tinha mais do que interesse passageiro na arte.
Existia vinte e cinco movimentos fundamentais ou posturas usadas pelos praticantes. Estas posturas incorporaram técnicas de mãos, pernas, saltos, quedas, giros e recuperação.
Certamente em Silla e Koryo foi a marca do florescimento das artes marciais na Coréia. Muitos depois, contudo, as dinastias adquiriram uma postura anti-militar. Posto que, começou o período de esclarecimento civil, e, alguma coisa na conduta militar estava desvalorizada. Com o fim da dinastia YI as artes marciais pareceram ter deixado de existir. A pancada final veio com a ocupação japonesa (1909-1945), quando era proibida a prática de artes marciais. Taek Kyon era secretamente praticada por alguns valentes dedicados à arte e repassado para um punhado de estudantes.
Os proponentes da arte como SONG DUK KI e HAN IL DONG conseguiram deixar a arte viva.
Com a libertação da Coréia em 1945, a nova república da Coreia organizou suas Forças Armadas em 15 de janeiro de 1946. Um jovem, segundo tenente, CHOI HONG HI, recentemente liberado da prisão japonesa, começou a ensinar sua arte marcial aos soldados. O resto é história, resultando no que é hoje sabido e conhecido através do mundo como TAEKWON-DO.
Em 1955, o nome TAEKWON-DO foi escolhido como o nome da arte marcial pelo quadro de instrutores, historiadores e outras pessoas destacadas. O nome foi escolhido pelas capacidades descritas da arte: TAE (perna), KWON (mão) e DO (arte).
Não somente este nome trazia estreita semelhança com o anterior nome Taek Kyon, mas de um novo senso de nacionalismo para a arte, vez que prevalecia o nome DANG SOO, conhecido pela mão chinesa.