Taekwondo em Santa Catarina
O TaeKwon-Do foi trazido ao estado de Santa Catarina no ano de 1978, sob a orientação dos então instrutores do Lira Tênis Clube, sede na rua Tenente Silveira, no centro de Florianópolis, Samuel Fujimura e José Teodoro Valente Gonçalves. A primeira equipe formada no Estado era filiada à Federação Mundial de TaeKwon-Do (WTF), e estava sob a orientação técnica do Mestre Bang, de Marília / SP.
O instrutor Internacional Samuel Fujimura estabeleceu academias na ELASE, no bairro Pantanal, e no Centro Social Urbano do bairro Saco dos Limões, ambas em Florianópolis.
Em setembro de 1982 foi organizado em Florianópolis o Primeiro Campeonato Centro Sulbrasileiro de Tae Kwon-DO. O Evento foi realizado no Ginásio da ELASE.
No ano de 1983 com o retorno de Samuel Fujimura para sua cidade, a Academia do Lira Tênis Clube ficou sob a Orientação do Bull Sabonim Marco Aurélio Lisboa Reis.
No ano de 1984 esse Grupo se filiou à International TaeKwon-Do Federation ( ITF), através do Instituto Chung de TaeKwon-Do, em Buenos Aires, sede da Federação Sul Americana de TaeKwon-Do.
Com o escopo de divulgar a arte marcial no estado de Santa Catarina e, principalmente o estilo pioneiro no Brasil, foi criado em 12 de outubro de 1985 o CENTRO CATARINENSE DE TAEKWON-DO.
O Centro Catarinense de TaeKwon-Do, com estatuto registrado no Cartório de Títulos e documentos de Florianópolis, sob o Nº. 919, no livro A – 15, era composto dos seguintes membros na sua primeira diretoria: Marco Aurélio Lisboa Reis (Presidente); Adriano Zanotto (Vice-Presidente); Isaac N.B.S.Guimarães (Primeiro Tesoureiro); Valdonei Sérgio Rohling (Primeiro Secretário); Marco Gazaniga Moraes (Segundo Tesoureiro); Simone da Costa Reis (Segundo Secretário). O Centro Catarinense de TaeKwon-Do, sob a então presidência de Adriano Zanotto, foi tornado de utilidade Pública Municipal, através do artigo 1º da lei nº. 2599, publicada em 19 de junho de 1987.
Em 1991, com a fundação da International Taekwon-Do Society, sob a cooredanação do GGM Kwang Duk Chung, o grupo filia-se a esta nova federação mundial que reúne a maioria dos 8º Danes da I.T.F., sendo que o Sabonim (4º DAN) Marco Aurélio Lisboa Reis foi o diretor nesta federação, e representante oficial da entidade no país.
Seguimos divulgando a Arte Marcial, através de organização de torneios. Em 1991 mais um foi organizado pelo Centro Catarinense de Taekwon-Do e amplamente divulgado no jornal de maior circulação do Estado de Santa Catarina:
No ano de 1996, em 22 de julho é fundada a Federação de TaeKwon-Do Society do Estado de Santa Catarina, que, além de organizar o Iº Torneio Nacional de taeKwon-Do Society, em Florianópolis, recebeu a incumbência de organizar o IIº Campeonato Mundial de TDK – ITS, em Florianópolis.
No ano de 1997, de 10 a 14 de julho, foi organizado o 2º Campeonato Mundial TaeKwon-Do- ITS. Evento que reuniu praticantes de várias nacionalidades em Florianópolis, SC.
O GGM Kwang Duk Chung criou a AITF, em 15 de dezembro de 2008 e organizou a federação que reúne seus discípulos de vários países. Anualmente realiza seminários de atualização e transmissão de conhecimentos filosóficos aos Faixas Pretas.
Em 14 e 15 setembro de 2019 o GGM Kwang Duk Chung realiza o “Seminário da AITF - Espírito Marcial -Teoria e Prática com Shinai utilizando técnicas de chutes, ataques e bloqueios - Filosofia e tudo sobre o DO” na Praia da Joaquina, Florianópolis /SC.
O Grupo de Faixas Pretas do Brasil, sob a coordenação do Sasomnim Adriano Zanotto e Sadomnim Anderson Leite convertem o Centro Catarinense de TaeKwon-DO na AITF BRASIL.
Reorganizadores em Santa Catarina: ADRIANO ZANOTTO, ANDERSON LEITE, AURÉLIO W. BORGES, LUIZ PEDRO CAMILOTTI FILHO, JULIVAL QUEIROZ SANTANA, JOSÉ IVAN SCHELAVIN, PAULO FELIPE S. BRANDT e MÁRCIO FEIJÓ.
Rio de Janeiro: FÁBIO BRASIL DOS REIS.
Mato Grosso: ROBSON DE SOUZA TOLEDO e FRANK HENNDSSON OLIVEIRA DURGO GOMES.