Taekwondo no Mato Grosso
O TaeKwon-Do (AITF), foi trazido ao estado do Mato Grosso no ano de 2000, sob a orientação do faixa preta I DAN, Luiz Pedro Camilotti Filho, tendo autorização do faixa preta VI DAN Adriano Zanotto e como responsável pela escola Sang Do (MT), o Instrutor, faixa preta IV DAN de Florianópolis – SC, Anderson Leite. As atividades se iniciam em janeiro de 2000, na cidade de Cuiabá, bairro Recanto dos Pássaros; Rua 11; Quadra 22, com a Escola de Taekwon-Do Sang-Do (MT), ano em que Luiz Pedro Camilotti Filho, também começa a Faculdade de Educação Física na UFMT, tendo como objetivo introduzir o Taekwon-Do como disciplina nas faculdades de Educação Física.
A FEDERAÇÃO DE TAEKWON-DO SOCIETY DO ESTADO DO (MT), é fundada no dia 18 de fevereiro de 2000, tendo como Diretoria; Diretor-Presidente- Luiz Pedro Camilotti Filho; Vice-Presidente- Thais Pontes Siqueira Dainês; Diretor Financeiro- João Paulo Marinho de Oliveira; Secretária Geral- Mônica Tempel; Diretor de Imprensa- Raquel Rangel Correia de Souza Leon Bordest; Diretor Esporte Social- Mara Sandra Vian de Oliveira.
Neste mesmo ano, no dia 03 de junho é realizado o primeiro exame de graduação dos alunos da Escola Sang-Do (MT), tendo como examinador o Instrutor Anderson Leite.
Nos dias 02 e 03 de dezembro, ocorre em Florianópolis – SC o 1º Seminário Sul-americano da International Taekwon-Do Society, tendo a presença do Estado de MT .
A Escola Sang-Do (MT), representa o estado no 5º Campeonato Brasileiro de Taekwon-Do (ITS), nos dias 16 e 17 de novembro de 2001, na cidade de Florianópolis -SC. Mato Grosso tem um excelente desempenho trazendo para o estado mais de 50 títulos, sendo a maioria de primeira colocação. Em resposta ao desempenho e ao trabalho desenvolvido, Cuiabá – MT, recebe a honra de organizar o Campeonato Mundial de Taekwon-Do a ser realizado em julho de 2002.
No ano de 2002, embora todos os preparativos e patrocínios estivessem prontos para o Campeonato Mundial, com a crise mundial e o fato do 11 de setembro ocorrido no ano anterior nos Estados Unidos, o G.G. Mestre Kwang Duk Chung, junto com outros Mestres, decidem pelo bem de todos cancelar o evento. Luiz Pedro Camilotti Filho, representa Mato Grosso, em Florianópolis –SC, do dia 03 à 17 de Dezembro, no Seminário de atualização para faixa preta, ministrado pelos Instrutores Adriano Zanotto e Anderson Leite.
No dia 25 de novembro de 2003, Luiz Pedro Camilotti Filho,se forma em Educação Física pela UFMT, tendo como sua tese de formação, Taekwon-Do como arte marcial.
Em 2004, Como Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Taekwon-Do, Luiz Pedro Camilotti Filho, representa Mato Grosso, no dia 27 de março de 2004, em São Paulo, na reunião da STB com intuito de junto com os demais membros, direcionar os interesses da Federação a nível Nacional.
Ficou decidido então, na reunião da Sociedade de Taekwon-Do Brasileira, o 1º Seminário Brasileiro da STB, o evento ocorreu no dia 24 de maio de 2004, na cidade de Cuiabá-MT, no Hotel Taiamã, Av. Historiador Rubens de Mendonça, Nº 1184, Bosque da Saúde, tendo como palestrantes os faixas pretas, Anderson Leite, Marcelo Souza e Luiz Pedro Camilotti Filho.
No ano seguinte, a convite do faixa preta Fábio Brasil dos Reis, (Diretor da Federação de Taekwon-Do do RJ), a Escola Sang-Do (MT), é convidada a participar no dia 02 e 03 de julho de 2005, do 5º Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, Mato Grosso, se destaca com primeiras colocações, recebe certificado de homenagem e Luiz Pedro Camilotti Filho, recebe certificado de melhor árbitro.
Neste mesmo ano, Luiz Pedro Camilotti Filho, inicia um curso de Pós Graduação de Medicina Tradicional Chinesa, na Universidade de Cuiabá (UNIC), com duração de 1200h, o principal objetivo segue sendo implantar o Taekwon-Do como disciplina nas faculdades de Educação Física.
Já em 2006, mais precisamente, no dia 14 de outubro de 2006, ocorre o exame de graduação para faixa preta I DAN, de Robson de Souza Toledo na casa do Mestre Adriano Zanotto em Florianópolis-SC, ele se torna o primeiro discípulo de Luiz Pedro Camilotti Filho a se tornar faixa preta no Mato Grosso, estava presente neste dia,Mestre Adriano Zanotto, Mestre Anderson Leite, Mestre Valdoney S. Holing, Julival Queiróz Santana e Luiz Pedro Camilotti Filho.
Ocorre entre os dias 11 e 21 de dezembro de 2006, o primeiro curso básico de defesa pessoal com carga horária de 20h, tendo como Instrutores, Luiz Pedro Camilotti Filho e Sérgio Augusto Soares Leal.
Ano em que, Luiz Pedro Camilotti Filho, representando os trabalhos desenvolvidos em Mato Grosso em prol do fortalecimento da All International Taekwon-Do Society, recebe um certificado Internacional de reconhecimento emitido pelo G.G.Mestre Kwang Duk Chung.
No dia 02 de dezembro de 2007, Luiz Pedro Camilotti Filho, conclui o curso de Medicina Tradicional Chinesa na Universidade de Cuiabá (UNIC). Coloca em prática os conhecimentos adquiridos, direcionando seus discípulos mais graduados à um entendimento mais profundo sobre KI e pontos vitais.
No ano seguinte, ocorre o segundo curso básico de defesa pessoal, nos dias 31 de maio e 1 de junho de 2008, no Zanca Dojô, tendo como Instrutores, Luiz Pedro Camilotti Filho (Taekwon-D0), Wladimir Zanca (Karatê) e José (Judô). O Zanca Dojô, localizado no Bairro Boa Esperança, em Cuiabá – MT, também é sede oficial da Escola Sang-Do MT, até a partida do entaõ Bu-Sabomnim Luiz Pedro Camilotti Filho para Florianópolis-SC, ficando o Bu-Sabomnim Robson de Souza Toledo como responsável pela escola e pela Federação no Estado, sob supervisão dos mais graduados em SC. O Bu-Sabomnim Robson de Souza Toledo, começa a ministrar suas aulas no Bairro Recanto dos Pássaros, Av. das Torres e no ano de 2009, ocorre o primeiro exame de graduação de seus discípulos, tendo como examinador, o Sabomnim Luiz Pedro Camilotti Filho.
Luiz Pedro Camilotti Filho, junto com o Mestre Anderson Leite, representa Mato Grosso, no dia 23 de maio de 2013, no Seminário Internacional, ministrado pelo G.G.Mestre Kwang Duk Chung, na cidade de Buenos Aires – ARG.
Em 2017, Luiz Pedro Camilotti Filho, novamente acompanhando seu Mestre Anderson Leite,representa novamente Mato Grosso, no Seminário Internacional em homenagem aos 50 anos de Taekwon-Do na Argentina, ministrado pelo G.G.Mestre Kwang Duk Chung, na cidade de Buenos Aires – ARG.
Neste mesmo ano, ocorre na Chapada dos Guimarães, o curso técnico filosófico de Taekwon-Do para os discípulos de Mato Grosso, tendo como palestrante e instrutor, Luiz Pedro Camilotti Filho.
No ano seguinte, no Seminário Internacional que ocorreu em Buenos Aires, no dia 27 de maio de 2018, ministrado pelo G.G.Mestre Kwang Duk Chung, Luiz Pedro Camilotti Filho, representa Mato Grosso e recebe das mãos do Mestre Chung o certificado de II DAN do seu discípulo Robson de Souza Toledo.
Em 2019, o faixa preta, Robson de Souza Toledo e o 1º GUB Frank H. Oliveira Durgo Gomes, firmam presença, no Seminário Internacional de Taekwon-Do AITF, ministrado pelo G.G. Mestre Kwang Duk Chung, nos dias 14 e 15 de Setembro de 2019 em Florianópolis-SC.
Durante o evento, Franck H. Oliveira Durgo Gomes, se torna faixa preta I DAN, recebendo seu certificado diretamente das mãos do G.G.Mestre Kwang Duk Chung. Mato Grosso agora se fortalece tendo mais um Bu Sabomnin para transmitir conhecimento.
No dia 20 de dezembro de 2020, Bento Pedro de Oliveira Jr., em uma viajem para Florianópolis, participa de um treino na casa do G.Mestre Adriano Zanotto, onde esteve presente também os faixas pretas, Mestre Anderson Leite, Julival Queiróz Santana, Luiz Pedro Camilotti Filho, Paulo Salviano Brandt, Márcio Feijó e outros discípulos tendo GUB como graduação. Neste dia, Bento Pedro de Oliveira Jr, foi gradua faixa preta I DAN.
No dia 04 de janeiro de 2021, em um treino na Chapada dos Guimarães, Edivaldo Lima de Melo, recebe de Luiz Pedro Camilotti Filho, a graduação de faixa preta I DAN.
Neste mesmo ano, no dia 15 de julho, é fundada por Luiz Pedro Camilotti Filho a Escola de Taekwon-Do Okwang Do, é dada aos seus discípulos faixas pretas do Mato Grosso, Robson de Souza Toledo, Edivaldo Lima de Melo, Bento Pedro de Oliveira Jr e Franck H. Oliveira Durgo Gomes recebem a autorização para ministrar aulas utilizando a Okwang Do como escola, porém sob sua supervisão.
O primeiro exame de graduação da Escola Okwang Do de MT, ocorre, no dia 23 de Dezembro de 2021 , tendo como examinador, Luiz Pedro Camilotti Filho.
No ano seguinte, nos dias 15 e 16 de janeiro de 2022, é realizado em Chapada dos Guimarães, o primeiro curso Técnico Filosófico – FAKI, da escola Okwang Do para discípulos do Mato Grosso.